“O labirinto do fauno”

Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade.
Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.
“O labirinto do fauno” mistura de forma bem equilibrada o suspense, o terror, o drama e a fantasia, fazendo com que seja impossível desgrudar os olhos da tela por um segundo. Pois sua trama é muito bem construída e se desenvolve de maneira bem instigante. Basicamente essa película é um filme de fantasia para adultos, uma vez que nos faz refletir sobre tudo o que é abordado no filme.
Guillermo Del Toro, diretor do filme, foi brilhante em mesclar um ambiente de guerra com um universo mágico e puro, ou seja, são duas histórias acontecendo simultaneamente com cenas belíssimas em ambos as tramas. Resumidamente, Del Toro traduziu poesia em imagens com feitos especiais e maquiagens que não devem nada ao cinema americano.
“O labirinto do fauno” deve ser conferido por qualquer pessoal que goste de um bom filme de suspense e fantasia e que está cansado da mesmice americana. Fora que Guillermo Del Toro fez milagre com um orçamento de US$ 5 milhões, enquanto o cinema hollywoodiano conta com valores 30 vezes maiores que esse (às vezes até 60 vezes maiores) para produzirem um filme e ainda fazem longas-metragens que não valem nem o ingresso. Isso mostra que dinheiro sem criatividade não quer dizer nada.

Elenco

Ivana Baquero (Ofelia)
Doug Jones (Fauno / Homem pálido)
Sergi López (Capitão Vidal)
Ariadna Gil (Carmen)
Maribel Verdú (Mercedes)
Álex Angulo (Médico)
Roger Casamajor (Pedro)
César Vea (Serrano)
Federico Luppi (Casares)
Manolo Solo (Garcés)

Curiosidades

- Eram necessárias 5 horas para que Doug Jones fosse caracterizado como o homem pálido. Após este processo o ator precisava usar os buracos do nariz do personagem para poder enxergar.
- As filmagens ocorreram entre 11 de julho e 15 de outubro de 2005.
- Foi escolhido como representante do México para o Oscar de melhor filme estrangeiro.- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006.
- O orçamento de O Labirinto do Fauno foi de US$ 5 milhões.

Premiações

- Ganhou 3 Oscars, nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Fotografia, além de ser indicado na categoria de Melhor Filme.
- Ganhou 3 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.
- Ganhou 7 prêmios no Goya, nas seguintes categorias: Melhor Revelação Feminina (Ivana Baquero), Melhor Roteiro Original, Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhores Efeitos Especias, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Sergi López), Melhor Atriz (Maribel Verdú), Melhor Trilha Sonora e Melhor Desenho de Produção.
Confiram o trailer de “O labirinto do fauno”:

 

blogger templates