O mundo é dos nerds

Aqueles que dão preferência em passar uma hora na academia do que uma hora na biblioteca, exercitando os músculos e não o cérebro, podem até não admitir, mas o que era improvável dentro de suas pequenas e frágeis mentes aconteceu. O que foi abordado no filme “A vingança dos nerds”, já é fato. Os nerds estão dominando o mundo e a porta de entrada deles foi justamente a Internet. Isso mesmo, enquanto os "ratos de academia" só acessam a net com fins triviais, tipo sites de relacionamento e de vídeos, os nerds tiram o que há de melhor do maior meio de comunicação e difusor de saberes do mundo em tempos atuais.
O mundo da programação, da linguagem de dados e outras coisas da área de informática já fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. E isso só é possível porque há algum tempo atrás essas mesmas figuras que antes eram esquisitas, de óculos, de aparelhos e com espinhas, passavam o dia inteiro trancadas no quarto lendo, estudando e raciocinando. Pois bem, o que isso tem a ver com cinema? Tudo.
Unicamente, porque aqueles, que eram crianças antigamente, que viviam pregados em histórias em quadrinhos e não perdiam um número nas bancas cresceram e estão aí, ativos e se tornando nomes de peso na indústria cinematográfica. O próprio segmento de adaptações de HQ’s, livros e games é pensado para agradar aos fãs espalhados pelo mundo todo, ou seja, os nerds. Pois se eles gostarem, o público todo vai gostar. Foi o que aconteceu com Sam Raimi e seu “Homem-Aranha“, um sucesso de bilheteria absoluto. Raimi inclusive já deu entrevistas dizendo que era perseguido pelos garotos do colégio, assim como Peter Parker.
Kevin Smith é outro exemplo da safra que está presente no “movimento nerd“. Seus filmes sempre possuem personagens que incluem alguém viciado em cultura pop, HQ’s e coisas do gênero. Quentin Tarantino é um dos maiores Q.I.’s de Hollywood e seus filmes praticamente dominam a cultura mundial. Não há como falar de cinema e não citar “Pulp Fiction” ou “Kill Bill”. E o mundo dos nerds não seria o mesmo sem J.J. Abrams. Se você não for um nerd, talvez, você não saiba o que o senhor J.J. Abrams representa para a indústria do cinema, mas ele nada mais é que o homem por trás de “Lost”, uma das séries mais comentadas dos últimos anos e está dirigindo simplesmente a maior jornada da ficção científica de todos os tempos: “Star Trek”. E ainda há outros nomes de peso, tais como Steven Spielberg, George Lucas, Christopher Nolan e uma série de nerds antigos que dominaram a cena.
Finalmente, ter passado a infância lendo, preso a videogames e HQ’s está começando a valer a pena. Pois o que há de melhor no mundo não foi feito por quem “puxa ferro”, mas sim por aqueles que são nerds. Livros, histórias em quadrinhos, filmes, séries, jogos de videogames... tudo, tudo é fruto da mente criadora deles, que a cada dia provam que o mundo é feito por quem quem pensa, idealiza e executa.

 

blogger templates