Por que não Emo

Fonte: O antagonista (09.09.2008)

Há muito tempo deixei minha adolescência para trás. Talvez por isso, tenho certa dificuldade de entender valores, tecnologias e terminologias utilizadas pelos "teenagers" atuais. Por exemplo, posso citar os tão badalados EMOS. Não sei onde surgiram, não sei onde vivem nem como se reproduzem. Não sei nem como se chama o feminino de um Emo. Seria uma Ema? Aliás, até outro dia, achava que Emo era apenas uma facção homossexual dos Góticos. Hoje em dia, o que sei é que usam roupas medonhas, cortes de cabelo esquisitos que incluem sempre uma franja ridícula sobre um dos olhos, muitos piercings, que são sensíveis e que os meninos tem uma masculinidade, digamos, built-in, para não dizer outra coisa.
Aí, dia desses, a "banda de rock" (Deus salve o Rock porque estão acabando com ele) de maior sucesso atualmente aqui no Brasil, chamada NX Zero, disse que não era uma banda Emo. Foi uma grande surpresa, porque todo mundo jurava que era sim. Daí em diante, toda entrevista eles repetem a mesma ladainha. Numa entrega de um desses prêmios musicais que as gravadoras compram para distribuir entre os artistas do seu cast, o vocalista da mesma banda, ao chegar ao microfone para agradecer a premiação, ouvia um coro uníssono vindo da platéia: "Emo! Emo! Emo!" Irritado e querendo se mostrar machinho da mamãe, o vocalista (que Deus me deu a graça de não saber sequer o seu nome) esbravejou: "Emo é o caralho!". Estranho como algumas pessoas têm sempre um caralho na boca...
Eu fiquei olhando aquela bandinha tocando letras bregas em ritmo de rock e minha alma suou sangue... o que porra estão fazendo com o Rock? Tudo bem, deixa isso para um outro post. O foco em questão são os Emos, certo? Então, não consigo entender a raivinha, a carinha de bravo, o beicinho de choro dos integrantes do NX Zero toda vez que são chamados de Emo.
Os caras se vestem como Emos, usam cortes de cabelo como os dos Emos, cantam músicas sensíveis e carregadas de sofrimento, como gostam os Emos... e não querem ser chamados de Emo?
Mas neste caso é fácil entender. Duas são as opções: Ou eles não são Emos mesmo, mas a pedido da gravadora, usam o visual Emo e cantam músicas de Emo, porque isso é que vende CD atualmente; ou são Emos, mas não querem dizer porque isso acarretaria uma rejeição de parte do público consumidor de suas músicas que não gosta da "filosofia Emo".
Seja lá o que for, esse negócio de ficar dizendo que não é Emo toda ora me faz lembrar daquele quadro do Casseta e Planeta em que um cara de toalha, cercado por outro vestido de sado masoquista, repetia sempre: "Eu não sou gay, eu não sou gay!". Ora, NX Zero, se joguem pintosos... vocês não enganam mais ninguém!

 

blogger templates