Dragon Ball -Evolution

O cinema americano está cada vez mais descartável e sem criatividade. Filmes baseados em histórias verídicas, em HQs, em obras literárias, em jogos eletrônicos são, atualmente, alvos constantes dos cineastas estadunidenses desprovidos de capacidade criadora, sem falar em remakes de clássicos do cinema, tanto americanos quanto europeus e até mesmo orientais. Por falar em oriente, muitos desses diretores, roteiristas e produtores hollywoodianos voltaram seus olhos às animações nipônicas, mais conhecidas como animê. Exemplo disso é o filme baseado na mundialmente famosa série “Dragon Ball”.
O filme já está pronto e estréia no Brasil dia 09 de abril deste ano (2009). O diretor responsável pelo serviço mal-feito é James Wong. Calma, não que o filme seja mal-feito de fato, mas pra quem é fã de verdade sabe que o filme vai dever muito pra série em vários aspectos, principalmente em relação a história e aos personagens. Pelos trailers que rolam pela net a primeira impressão que temos é que o tal Wong tentou, e muito, mas morreu muito distante da praia. Se fosse um filme qualquer, não baseado em “Dragon Ball”, certamente seria um bom filme de luta e de aventura, sério! Mas em função da falta de sensibilidade da direção do longa-metragem em acolher os detalhes que fazem toda a diferença, fez com que o filme torna-se um caça-níquel, para que os fãs de Goku apontem todos os defeitos do filme, pois mesmo não gostando, quem é fã é fã, e vai assistir a estréia de “Dragon Ball – Evolution”.
Sinceramente, não espero muito do filme, pois temos como exemplo “Speed Racer” de uma adaptação bem mal-feita de um desenho animado japonês para o cinema americano. E mesmo tendo atrativos visuais de primeira linha o filme não vale o ingresso e nem a locação. Mas o que mais me chama atenção, é que os japoneses fazem adaptações tão boas de seus animês sem contar com tantos recursos, diferentemente de dos americanos que contam com orçamentos monstruosos para suas mega-produções e ainda assim fazem um serviço bem meia-boca. Se vocês já assistiram aos dois filmes do desenho animado “Death Note” sabem do que eu to falando. Claro, há alguns cortes, pois transformar dezenas de episódios em dois filmes de duas horas e meia cada sujeita a obra original a um estreitamento, é inevitável. Contudo, não é “o que” se faz com a idéia que conta, mas sim “como” ela é executada, nesse aspecto os filmes do “Death Note” estão a mil anos luz a frente de “Speed Racer”.
Apesar de críticas e teorias teremos que tirar a prova real para saber “o que” e “como” foi feito o longa-metragem de Goku e sua turma. Por hora, resta-nos assistir ao trailer de “Dragon Ball – Evolution”:

 

blogger templates