REC

“REC” é um filme de terror espanhol, dirigido por Jaume Balagueró e por Paco Plaza, e foi lançado em 2007, porem chegou aos cinemas brasileiros no fim de 2008 devido ao re-make americano intitulado “Quarentena”. Esse literalmente foi regravado cena a cena em cima do “REC”, mas sem a mesma maestria, sem o mesmo impacto alcançado por Balagueró e por Plaza.
“REC” é um filme de terror psicológico que te deixa agoniado, instigado e eufórico desde os primeiro 30 minutos do filme. Ele segue uma linhagem bem semelhante a “Bruxa de Blair” e a “Cloverfield – O monstro”, ou seja, é uma câmera que insiste em filmar ininterruptamente o que se sucede durante a trama. Em outras palavras, não há enquadramentos perfeitos e americanizados. E digo, sem medo de errar, que esse é um dos fatores mais perturbador do longa-metragem, pois esse artifício se usufrui do falso realismo que se apóia no conceito de que “se passa na TV, é verdade” e da proximidade gerada pela única câmera em que o filme foi, supostamente, feito.
Como artista plástico que sou, zelo pela estética, mesmo que essa seja subjetiva, primo pela sensibilidade, mas acima de tudo valorizo por demais a emoção de viver uma experiência. E não contradizendo isso, “REC” é o tipo de filme cuja primeira vez que se assiste vale por todas as outras, pois nunca mais se vivenciará a mesma emoção dessa experiência. Por isso, recomendo que assista a esse clássico moderno antes de recorrer ao re-make americanizado, que tentou ofuscar o brilhantismo dos diretores, Balagueró e Plaza.
O mais incrível desse filme, é a ausência de trilhas sonoras elaboradas para impactar o espectador ou até mesmo efeitos especiais “bombando” na tela e determinados momentos. Tudo é muito cru, porém tão dinâmico a ponto de não permitir um piscar de olhos até os créditos finais.
Não vou contar toda a história do filme, mas é basicamente assim: uma equipe de repórteres de televisão decide documentar toda a ação de uma patrulha de bombeiros em serviço durante a noite. O objetivo é registrar todos os momentos destes profissionais, mesmo as situações mais arriscadas. A primeira missão da noite é resgatar uma idosa que se encontra fechada no seu apartamento por motivos desconhecidos.
O que parecia ser uma simples tarefa de rotina torna-se um inferno. Algo de sinistro e inusitado anda à solta e ameaça a corporação de bombeiros, equipe de televisão e os moradores do apartamento. Todos ali dentro não podem sair, pois prédio foi isolado por policiais, bombeiro, pela vigilância sanitária e por equipes médicas e esses que estão do lado de fora não se atrevem a entrar.
Particularmente, “REC” é o melhor filme de terror psicológico que eu já assisti e o recomendo a todos. Dêem uma conferida no trailer:

 

blogger templates