YOU WANT A PIECE OF ME

Nos últimos dias, grande foi a polêmica em torno da apresentadora mirim Maísa Silva. Submetida a um forte susto num programa de domingo, em que divide o palco com seu patrão, Silvio Santos, Maísa deu um escândalo, chorou e se apavorou por conta de uma outra criança que entrou no palco maqueado como defunto.
No domingo seguinte, Maísa machucou a cabeça ao se chocar contra uma das câmeras do programa, na tentativa de sair às pressas do palco, enquanto seu patrão a chamava de "medrosa". Mais choro, mais ibope, etc. Então, parece que Maísa foi tirada do ar e não sei se já voltou ou não.
Por fim, apareceu o Ministério Público Federal que instalou um inquérito civil público para apurar a exposição a qual a criança está sendo submetida nos programas do SBT.Resumindo, todo mundo quer um pedacinho da Maísa estrela precoce. A própria Maísa quer, mas ela não conta, porque é criança. E toda criança gostaria de estar nos holofotes, do jeito que ela está; o SBT, na pessoa de seu dono, Silvio Santos, quer também, porque Maísa representa bons índices de Ibope (o povo gosta!) e, consequentemente, bom faturamento; aliás, o Povo também quer um pedacinho da menina, e acha engraçado tanto seu riso quanto seu choro; finalmente, e o pior de tudo, parece ser desejo dos pais da menina mantê-la, a qualquer preço, na frente das câmeras. Eles querem também um pedacinho dela, de sua conta bancária, de seus patrocínios e merchandisings. Ou seja, a menina é um grande negócio para seus pais. Aliás, fica claro isso no vídeo que mostra a menina tentando sair do palco inúmeras vezes após ter batido com a cabeça na câmera. Ela chama pela mãe e pede para sair, mas a mãe claramente a impede, tentando mantê-la no palco a qualquer custo.
Lembro aqui do caso do ator mirim Macaulay Culkin (Esqueceram de Mim 1 e 2). Ganhou milhões, tornou-se o queridinho das telonas e seus pais não suportaram tanta grana pra gastar. Separaram-se e continuaram brigando pelo dinheiro, enquanto Macaulay virava um adolescente perdido e perturbado. Sua carreira nunca mais voltou a ser o que era, embora já tenha demonstrado em alguns filmes alternativos(Party Monster), que realmente se transformou em um bom ator.
É bom lembrar que, apesar de tudo, Maísa é só uma criança. Chatinha, insuportavelmente adulta, sabida demais (não suporto criança sabida demais)... mas é só uma criança. Necessita de cuidados e proteção que, a sociedade espera, sejam dados, primeiramente, por seus pais. A participação do Ministério Público no caso é importante, porém, beira à margem da pirotecnia, haja vista que crianças do Brasil inteiro precisam muito mais desse olhar zeloso do MP.
 

blogger templates