HQ Persépolis é adaptada por fãs para retratar crise atual no Irã

Depois de Marjane Satrapi se juntar ao coro contra os resultados da eleição presidencial no Irã, foi a vez dos fãs da autora de Persépolis ajudarem o mundo a entender o que se passa no país. Usando várias cenas da HQ autobiográfica, autores não-identificados reconstruíram Persépolis para contar a Revolução Verde.
É Persepolis 2.0, que pode ser lida online ou baixada em PDF (por enquanto somente em inglês). Quadros da HQ original que retratam a Revolução Islâmica de 1979 têm seu texto alterado para explicar o que está acontecendo agora - os votos contados a mais para o já presidente Mahmoud Ahmadinejad, os protestos a favor do candidato de oposição Mir Hossein Mousavi e a importância do Twitter para levar o protesto a níveis mundiais.
Da mesma forma que Satrapi fez com Persepolis, os autores, que se dizem apenas "dois iranianos que moram em Xangai", esperam difundir os acontecimentos no Irã para o resto do mundo a partir dos quadrinhos. No site, eles pedem a leitores que divulguem a HQ como puderem, seja colocando links em seus sites ou ajudando com a tradução

 

blogger templates